Reposição Hormonal Masculina ( testosterona )532

Reposição Hormonal Masculina ( testosterona )

Novo Tópico   Responder ao tópico

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

27022013

Mensagem 

default Reposição Hormonal Masculina ( testosterona )

A busca por um corpo dos sonhos é um longo caminho; são anos de academia, alimentação saudável e suplementação, além da torcida para a genética ficar eternamente a nosso favor. Acontece que os estudiosos americanos (sempre eles!), vem procurando na terapia de hormônios o combate ao envelhecimento e perda de músculo.

Estudos bioquímicos têm demonstrado que o avanço da idade acompanha a elevação sanguínea das enzimas aromatase e 5 alfaredutase, responsáveis pela metabolização dos nossos hormônios esteróides. Quanto a nossa testosterona pode sofrer ação desta aromatase, transformado-se em estradiol (hormônio de maior concentração na mulher), resultando no subproduto DHT (dihidrotestoterona), ou seja, testosterona inativa.

A medicina que almeja o anti-envelhecimento tem demonstrado que o bloqueio destas duas enzimas de forma comedida e acompanhada tem resultado num rejuvenescimento, pois evita a sarcopenia (perda de massa muscular), bem como a rarefação capilar (calvície), propiciando um ambiente perfeito para ganhos de massa magra e redução de gordura abdominal.

Recentemente, a mídia ficou impressionada com os resultados de um americano chamado Jeffry Life, 'garoto-propaganda' da empresa de reposição hormonal Cenegenics, que com atualmente 40 anos, injeta em si mesmo, duas vezes por semana, pequenas doses de testosterona e afirma que sua vida melhorou em vários aspectos.

Com pouco mais de 30 anos, o executivo americano J.G. começou a se sentir deprimido e ansioso. Tinha dificuldades para dormir, sua libido já não era mais a mesma e, por mais que se esforçasse na academia e cuidasse da alimentação, não conseguia atingir os resultados que queria. 'O trabalho também ia mal. Ter que lidar com o estresse, e a competição ampliava os sintomas, quando não era combustível para eles'. (Fonte: Globo.com)

Assim, Jeffry, desconfiado de que poderia estar sofrendo com os sintomas do declínio de testosterona em seu corpo, procurou um médico, e após alguns exames, lhe fora receitado uma terapia de reposição hormonal. “Tomei minha primeira dose e, uau, pareceu que tudo deu uma volta de 180 graus”, disse o executivo à BBC Brasil.

Acontece que com o passar do tempo, o nível das enzimas aromatase aumenta no organismo humano favorecendo uma maior conversão do excesso de testosterona e estradiol, acarretando uma maior concentração de gordura abdominal (tendência natural nos homens) e o crescimento das glândulas mamárias (note que a maioria dos idosos possui ginecomastia, aumento e flacidez do peitoral).

Quem tem obesidade também apresenta um maior número de aromatase, causando-lhe diversos sintomas, desde sexuais até queda de desempenho físico e mental, depressão, ansiedade, irritabilidade, dificuldade de concentração, cansaço, isolamento social, baixa auto-estima, queda de cabelo, além de osteoporose.

A partir dos 30 anos de idade o nosso corpo diminui naturalmente a produção de hormônios em nosso corpo, tendo na reposição hormonal, neste caso, a Testosterona, a solução para estes problemas congênitos, doenças, estresse e efeitos colaterais de certos medicamentos. Entretanto, o estudo sobre a eficácia da terapia hormonal encontra-se em andamento, principalmente no que se refere ao combate ao retardamento da idade. Vale frisar que a maioria da testosterona produzida em laboratório utilizada neste tratamento é feitas a partir de vegetais como soja e inhame. A reposição hormonal pode ser feita por meio de injeções, adesivos ou via oral.

Apesar de ser um tratamento relativamente novo e que muitas vezes não é coberto pelo plano de saúde, cerca de US$ 400 milhões por ano está sendo gasto em receitas nos Estados Unidos sobre estas drogas. (Fonte: Revista TIME).

O endocrinologista Maurício Bungerd Forneiro, autor de "Vida e prazer após os 50, o impacto da reposição hormonal masculina sobre a sua qualidade de vida" (editora Batel), explica quando se deve fazer o tratamento e as suas contra-indicações.

Quando se deve indicar o tratamento de reposição hormonal em homens? Existe uma idade mínima para começar?

A testosterona é o mais importante hormônio masculino, e o homem adulto produz cerca de 7mg todos os dias. A partir dos 40 anos, em média, ele começa a perder cerca de 1% de testosterona livre ao ano. A total permanece estável até por volta dos 50 anos, quando também começa a cair, a uma taxa de 0,5% a 0,8% ao ano. Indica-se o tratamento quando há sinais e sintomas associados com os níveis sanguíneos reduzidos desse hormônio. Os mais comuns são sonolência, desânimo, tristeza, melancolia, diminuição da concentração para o trabalho, déficit de memória, diminuição da libido e das ereções matinais espontâneas, dificuldade de ter ou manter a ereção, e de fazer longas caminhadas, entre outros. Assim como a mulher, após os 40 anos o homem tem maior tendência a engordar e, com a DAEM, isso piora. E simultaneamente há uma perda maior de massa muscular.

Quais são os exames necessários no diagnóstico?

MAURÍCIO FORNEIRO: Há exames laboratoriais para avaliar o eixo hipotalâmico hipofisário gonadal, com a dosagem sanguínea da testosterona total, livre, biodisponível; prolactina, hormônio folículo estimulante e luteinizante. Devemos sempre investigar a proteína que liga os hormônios sexuais, os níveis da hemoglobina, dos lipídios (as gorduras no sangue), do antígeno prostático específico (PSA), assim como realizar uma avaliação cardiológica antes do tratamento. As contra-indicações incluem a presença de câncer de próstata ou na glândula mamária do homem, pois a reposição nesses casos pode acelerar o crescimento desses tumores; embora esteja claro que não existe uma correlação entre a reposição de testosterona com o aumento da incidência desses tumores. Os pacientes que sofrem de cardiopatias e que apresentem algum grau de limitação ao exercício físico também não devem receber esse tratamento, porque existem evidências de aumento do risco cardiovascular nesse grupo específico de homens.

Quais são os hormônios usados no tratamento?

MAURÍCIO FORNEIRO: A reposição hormonal para a deficiência androgênica do envelhecimento masculino, antes chamada de andropausa, deve ser feita apenas com o hormônio testosterona. As formas de administração mais receitadas são a injeção intramuscular e aplicação do hormônio na forma de gel na pele. A injeção de undecilato de testosterona é aplicada a cada 12 semanas ou 90 dias. O início de ação não é imediato, porém é constante, com alívio da sonolência, do desânimo e recuperação da capacidade de ereção do pênis. O tratamento, em geral, deve ser mantido por toda a vida. Daí a importância de um controle rigoroso, com acompanhamento dos sintomas, do exame clínico, de exames laboratoriais, de ultrassonografia e de densitometria para avaliação de perda óssea.

O que acontece quando o homem deixa de fazer a reposição?

MAURÍCIO FORNEIRO: Em geral, ocorre reaparecimento dos sintomas, assim como a diminuição dos níveis séricos de testosterona ou alteração nos níveis da proteína que liga os hormônios sexuais. É importante ressaltar que a reposição hormonal masculina não é para quem quer fazer e sim para quem necessita e tem a indicação exata. Assim podemos obter os benefícios com uma boa margem de segurança.
Há alguma forma de retardar a reposição hormonal, sem usar medicamentos? Alimentação e hábitos de vida podem acelerar ou atrasar a necessidade de tratamento?
Um estilo de vida saudável, conquistado com uma dieta equilibrada, a prática de exercícios físicos de forma regular, uma boa qualidade do sono e não fumar, são exemplos de recomendações que podem retardar o aparecimento da deficiência de testosterona.

CHAT ONLINE : www.anabolsonline.net    | CLICAR CHAT NO TOPO DA LOJA OU CLIQUE AQUI !!

Toguro
Co - Administrador
Co - Administrador

Pontos: 2594
Reputação: 237

http://www.anabolsonline.net

Compartilhar este artigo em: BookmarksDiggRedditDel.icio.usGoogleLiveSlashdotNetscapeTechnoratiStumbleUponNewsvineFurlYahoo!Smarking

Reposição Hormonal Masculina ( testosterona ) :: Comentários

Mensagem em Ter Mar 05, 2013 2:46 pm por josifra

Faço reposição hormonal com acompanhamento médico, pois tenho deficiência. Mas não sinto muito resultado não. Sem falar que é um saco acompanhamento médico. Até para comprar o remédio com receita é um saco, me sinto um criminoso toda vez que entro na farmácia com a receita, prouram pelo em ovo, cpf, crm, telefone, data, endereço, duas vias, etc, até já implicaram com a cor da caneta na receita, isso quando acho a farmácia que tenha o medicamento. só um país tão anômalo como o nosso com regras absurdas e burocráticas. Até aprendi a fazer a aplicação, pois há uma tremenda má vontade nas farmácias em fazer a aplicação

Mensagem em Dom Mar 03, 2013 11:35 am por Foston

Eu faço tratamento antienvelhecimento e recomendo. Uso testosterona, HGH e composto de vitaminas. Cortei o leite de minha dieta, uso vitamina D e óleo de coco - no lugar dos outros óleos - e hoje sou outra pessoa. Tenho 40 anos e me sinto com meus 27 anos. Não tenho mais dores nas costas (atribuo à testosterona). Me curei de rinite alérgica e de uma descamação que tinha na pele (atribuo à vitamina D e ao leite que cortei da dieta). O HGH deixou minha pele mais jovem. As pessoas me perguntam o que estou fazendo.

Mensagem em Sex Mar 01, 2013 12:00 pm por Rapha Drummer

Muito boa a materia...

Mensagem em Qui Fev 28, 2013 1:10 pm por Maromba

Sim, eu lembro dessa reportagem, realmente temos uma anvisa mt conservadora e arcaica.

Mensagem em Qua Fev 27, 2013 3:47 pm por Toguro

Maromba Online escreveu:Reposiçao hormonal, conhecida nos EUA como medicina anti envelhecimento... top!

Exatamente, aqui no Br infelizmente é proibido esse tipo de tratamento, inclusive já saiu até no fantástico uma matéria sobre o assunto. Quem usa testosterona de forma controlada depois dos 30 anos sabe mt bem que ela é o elixir da juventude para os homens.
Governo aqui é na filosofia "Banana para Macacos" quer que vc morra... feio,broxa, demente e depressivo. Ainda tem gente que pergunta porq os Americanos estão anos luz a nossa frente em quase tudo.

Mensagem em Qua Fev 27, 2013 1:02 pm por Maromba

Reposiçao hormonal, conhecida nos EUA como medicina anti envelhecimento... top!

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

Permissão deste fórum:
Você pode responder aos tópicos neste fórum